RODA DE CONVERSA: PERCURSOS FORMATIVOS

Resumo:
De que forma as narrativas podem contribuir à formação de estudantes, educadoras, educadores e profissionais da escola da infância?
Acreditando na importância de momentos de reflexões individuais e coletivas, que permitam a construção de narrativas sobre histórias profissionais e formativas, a Roda de conversa "Percursos formativos" buscará oportunizar espaços de diálogo e compartilhar de trajetórias formativas entre estudantes, pesquisadoras/es e profissionais da área da infância e da educação especial, numa parceria do Grupo de pesquisa CRIEI e do Núcleo de Educação e estudos da Infância, ambos da UFSCar campus Sorocaba, com o IFSP campus Presidente Epitácio.
De que forma as narrativas podem contribuir à formação de estudantes, educadoras, educadores e profissionais da escola da infância?
Acreditando na importância de momentos de reflexões individuais e coletivas, que permitam a construção de narrativas sobre histórias profissionais e formativas, a Roda de conversa "Percursos formativos" buscará oportunizar espaços de diálogo e compartilhar de trajetórias formativas entre estudantes, pesquisadoras/es e profissionais da área da infância e da educação especial, numa parceria do Grupo de pesquisa CRIEI e do Núcleo de Educação e estudos da Infância, ambos da UFSCar campus Sorocaba, com o IFSP campus Presidente Epitácio.
Objetivos:
*Oportunizar espaços de diálogo e compartilhar de trajetórias formativas entre estudantes, pesquisadoras/es e profissionais da área da infância e da educação especial.
*Conhecer e utilizar metodologias da pesquisa narrativa, com destaque às cartas pedagógicas.
*Oportunizar espaços de diálogo e compartilhar de trajetórias formativas entre estudantes, pesquisadoras/es e profissionais da área da infância e da educação especial.
*Conhecer e utilizar metodologias da pesquisa narrativa, com destaque às cartas pedagógicas.
Outras Informações Pertinentes:
Ancoradas na metodologia da pesquisa narrativa, na qual buscamos compreender a experiência, as histórias de vidas de pessoas, consideradas nas perspectivas individual e social, contadas e compartilhadas ao longo de um tempo (CLANDININ; CONNELLY, 2011) e em diálogo com Paulo Freire e as cartas pedagógicas (FREIRE, 1998, 2000), a roda de conversa almeja que os participantes se apropriem dos processos de mudança de suas trajetórias, entrelaçadas a movimentos e comunidades, reforçando o sentimento de pertencimento e posteriormente reverberando nos saberes e fazeres que permeiam as práticas educativas (NÓVOA, 2009).
Ancoradas na metodologia da pesquisa narrativa, na qual buscamos compreender a experiência, as histórias de vidas de pessoas, consideradas nas perspectivas individual e social, contadas e compartilhadas ao longo de um tempo (CLANDININ; CONNELLY, 2011) e em diálogo com Paulo Freire e as cartas pedagógicas (FREIRE, 1998, 2000), a roda de conversa almeja que os participantes se apropriem dos processos de mudança de suas trajetórias, entrelaçadas a movimentos e comunidades, reforçando o sentimento de pertencimento e posteriormente reverberando nos saberes e fazeres que permeiam as práticas educativas (NÓVOA, 2009).
Convite:
Compartilhem suas histórias e percursos formativos! Tragam suas cartas, escritas ou impressas, para serem lidas, acolhidas e quiçá trocadas e respondidas.
Compartilhem suas histórias e percursos formativos! Tragam suas cartas, escritas ou impressas, para serem lidas, acolhidas e quiçá trocadas e respondidas.
Cronograma:
* 13h às 14h30 - Visitação dependências do Campus;
* 14h30 às 17h - Roda de conversa no Laped;
* 13h às 14h30 - Visitação dependências do Campus;
* 14h30 às 17h - Roda de conversa no Laped;
Link de inscrição: https://forms.gle/jNgr9nZoj84wV8nV9 (link externo)
OBS: ação extensionista específica para membros do CRIEI, Núcleo e IFSP Presidente Epitácio.