Histórico

2014-2016 - Podemos marcar o início entrelaçado ao curso de especialização em Educação Infantil na UFSCar, campus Sorocaba, como um dos primeiros encontros. A ação formativa originada em projeto do Ministério da Educação (MEC),  no âmbito do  Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, via Plano de Ações Articuladas (PAR), aproximou os campi São Carlos e Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir da área da Educação e da infância, numa parceria entre o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e o Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).

2014-2016 - Participação em movimentos sociais em favor das crianças e das infâncias, como no caso do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI).

2015 - Realização do VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil, com o tema “Eu ainda sou criança… Educação Infantil e resistência: os lugares das infâncias na educação e nas lutas políticas”, realizado na UFSCar (São Carlos).

2017 - Um dos desdobramentos foi a organização e realização de atividades juntos ao Fórum, como a mesa redonda “Educação Infantil em luta”, em 07/04/2017, preparo para que a UFSCar, em seu campus Sorocaba, recebesse o “VII Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Sudeste”, nos dias 07 e 08 de agosto de 2017, com participantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e toda São Paulo, vitalizando a participação da região.

2017 - Podemos elencar que a realização do I Seminário Internacional em Educação Infantil “Brincar e o cotidiano das crianças” foi momento decisivo para a efetivação do Núcleo como espaço para as questões da infância e programa de extensão. Esse evento aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro de 2017 e teve uma grande repercussão de público, com participantes de várias regiões e estados brasileiros e com a presença de estudiosas/os das infâncias, educação infantil e brincar, como Tizuko Morchida Kishimoto, Patricia Prado, Marcia Gobbi, César Leite, Daniel Munduruku, Lea Tiriba, Suzana Marcolino, Fernanda Souza, Sueli Mello e o professor Gilles Brougère. A realização desse seminário foi um intenso e coletivo movimento, envolvendo estudantes e toda a comunidade, favorecendo os encaminhamentos para oficialização do nosso Núcleo. Em referência a esse seminário, consideramos a primeira primavera do Núcleo como datada em setembro de 2017.

 

2018 - Sessão de formação e plenária “Exclusão das crianças e descaracterização da Educação Infantil” (17/03/2018, atividade também conhecida como “Copedinho”), que demandou questões específicas de Sorocaba e região para a realização do próximo COPEDI, que seria em 2019. Toda essa discussão ocorreu também em cenário nacional, fato que potencializa as atividades sorocabanas, criando terreno e clima propícios para as intenções e viabilização do Núcleo.

 

2018 - Realizamos a I Jornada de Educação Infantil da UFSCar (campus Sorocaba), com tema “As infâncias na Educação Infantil”. Pensamos e organizamos o evento, que atendeu um público de quase duzentas pessoas, das 7h30 às 20h00, no dia 20 de outubro, oferecendo palestras, minicursos, oficinas, discussões almejando e concretizando um espaço de troca e diálogo a respeito de práticas e concepções teóricas. À ocasião, participaram as professoras Cristina D’Avila, Célia Serrão e Maria Letícia Nascimento nas mesas de discussão e uma série de outras/os pesquisadoras/es e docentes.

 

2018 - Em 18 de maio de 2018, o programa de extensão 23112.000803/2018-30 – Núcleo de Educação e Estudos da Infância – começa suas atividades, abarcando uma série de cursos, eventos e atividades envolvendo graduação, pós e pessoas externas à universidade com objetivo de “realizar estudos, pesquisa, práticas e formação com as temáticas infância e Educação Infantil.

 

2019 -  Com a carência de um espaço físico: embora no campus nossas demandas fossem acolhidas em seu interior, as especificidades do programa demandavam por um local próprio, capaz de abarcar atendimento a professoras/es, profissionais não docentes, famílias e a comunidade em geral, compreendendo lugares para formação, brincar e registrar memórias. A prefeitura de Sorocaba e a Secretaria de Estado de Educação (via diretoria regional de Sorocaba) foram acionadas, sendo que o Estado respondeu prontamente à solicitação, enquanto a prefeitura continua seus estudos para cessão de espaço. Assinalamos com distinção o envolvimento e dedicação da profa. Iara Bernardi a esse projeto, à medida que possibilitou interlocução com as instâncias públicas municipal e estadual na busca de um local para o Núcleo. Ao mesmo tempo, agradecemos a atenção do professor Marcos Bugni, diretor da regional estadual de Educação em Sorocaba. Neste ano, a Escola Estadual Antonio Miguel Pereira Junior, no bairro Central Parque, Sorocaba, deu guarida ao Núcleo. Com suas árvores, profissionais e disponibilidade receberam nossas ações, encaminhamentos e sonhos.

2019 - No mesmo ano legitimamos junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa (CNPq) o “CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância”, que realiza interfaces diretas com o Núcleo, no que diz respeito à pesquisa acadêmica.

2019 – Elaboração do primeiro Anuário de uma série, que conta nossa trajetória.